quinta-feira, 25 de junho de 2015

Constatações sobre o fim


É difícil de perceber, principalmente se olharmos as coisas do modo binário de certo e errado com o qual em geral estamos acostumados, e ainda mais difícil de aceitar que numa discussão os dois lados podem estar certos e errados ao mesmo tempo. E quando não vemos isso em um relacionamento, ao invés de completarmos um ao outro com nossos pontos de vista opostos, acabamos apenas colidindo. Ambos achando que estão cedendo e nenhum buscando um equilíbrio que viesse de dentro de si mesmo.

Em algumas situações, ainda que eu entenda os motivos do outro e ele entenda os meus, para agirmos de acordo com o que realmente nos parece certo, teremos que seguir em direções diferentes. Alguns escolheriam aceitar desde o começo que as diferenças eram muito grandes para superar e outros iriam preferir lutar até o fim. E normalmente, ao menos neste ponto achamos um meio termo e lutamos até onde conseguimos, não desistimos sem lutar mas também não lutaremos até o fim, principalmente por causa do desgaste causado pelos atritos. E, quem sabe, chegamos ao fim, basicamente por estarmos ambos cometendo o mesmo erro de tentar controlar algo que está fora do nosso alcance, porém ainda assim não conseguimos agir de outro modo. 

Com um pouco de distância podemos a ver o quanto alguns relacionamentos nos afastam de quem realmente somos. De quem gostaríamos de ser. E com isso deixamos de ser a pessoa por quem o outro se apaixonou. E deixamos de ser a pessoa que se apaixonou pelo outro.  Deixamos as circunstâncias nos mudarem. E o medo e o ressentimento determinarem as nossas ações. E o resultado é deixarmos de ver as qualidades que admirávamos no outro e pararmos de cultivar as qualidades as quais admirávamos em nós mesmos.

O fato é que Buda tem razão. Se você abandona o desejo, neste caso o desejo de ficar junto, tudo fica mais claro e simples. O problema é que abandonar o desejo não é fácil. Principalmente depois de deixarmos o desejo nos dominar, porque aí já ele nos cegou e não conseguimos mais enxergar o outro lado da história, só vemos o que desejamos e os obstáculos para conseguirmos. 

O resultado é a falta de equilíbrio na vida como um todo. E para se ter equilíbrio é preciso disciplina, sem disciplina vamos deixando os vícios superarem as virtudes, a comodidade vencer o senso de realização e assim por diante. E podemos acabar voltando ao lugar onde começamos ou regredir ainda mais e perder até o que já tinhamos conquistado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário